SOCIEDADE
Remando contra a indiferença:
Na sociedade em que nos encontramos é questionável muitas vezes a mesma problemática, será que algum dia a nossa sociedade irá mudar? As respostas que pairam sobre a minha cabeça são inúmeras, mas todas elas indefinidas e sempre questionáveis… a veracidade das opiniões é um ponto que me incomoda muito, pois assistimos cada vez mais a situações de discriminação e exclusão. De facto, se fosse a excluir e discriminar tudo o que não é igual a nós, neste país em que se vive, não faltariam motivos para o fazer, mas é fundamental moderar o nosso descontentamento e enfrentar as situações menos boas, como se as mesmas não existissem, de modo a que amanhã possamos viver num mundo melhor, sem angústia, guerras, sofrimento…
Enfim, talvez seja já sonhar alto de mais, pois o mundo perfeito não existe infelizmente, existem sim pessoas capazes de mudar e melhorar situações menos favoráveis, sendo que, se assim não fosse que seria da nossa sociedade? Viveríamos em constante conflito uns com os outros? Que sentido teria a vida se os indivíduos vivessem isolados de tudo e de todos? Penso que não faria qualquer sentido, daí ser necessário e diria até muito importante que a sociedade se organiza-se para aceitar o outro como ele é e não como nós gostaríamos que ele fosse, caso contrário a imperfeição não existiria…
Existe cada vez mais uma sobre valorização da etnia, dos valores, da cultura, como se este fosse um factor crucial para que as pessoas possam viver felizes em sociedade, convivendo uns com os outros, em plena harmonia, dando menor importância à cor de pele, ou à roupa que se tem vestida, porque de facto, os bens essenciais à nossa sobrevivência são meras necessidades que devem ser atingidas, não necessidades supérfluas que só contribuem para um aumento dos gastos das famílias o que contribui também para despesas cada vez mais elevadas.
No dia em que a sociedade se organizar e aprender a respeitar os outros e fundamentalmente a respeitar-se a si mesma, viveremos uma época de grande valor, época essa em que, poderemos saborear uma tranquilidade entre seres que merecem o melhor que a vida lhes pode dar.
Desabafo de uma estudante de Serviço Social 2009©
Por favor não copiem, gostamos de idéias próprias!